Agenda Edição – 6 2017-08-25T01:55:10+00:00

Project Description

Cursos da B3 Educação

Gestão de Risco

  • Carga horária: 171 horas
  • Local: São Paulo
  • Público-alvo: Profissionais do mercado financeiro interessados em atuar na área de gestão de riscos como risco de mercado, liquidez e crédito, gestão de recursos/asset.

Programa do Curso

Mapeamento dos fatores de risco de mercado. Ferramentas e modelos de gestão de risco de mercado. Estimação, determinantes e métodos de estimação do VAR. Avaliação e comparativo dos modelos de VAR. Backtesting/aderência. Críticas ao VAR. Testes de estresse. ShortFall Risk. Stop-Loss. Valores extremos. Componentes principais e VAR. Ferramentas e modelos de risco de crédito. Modelos de risco operacional. Ferramentas e modelos de risco de liquidez. Basiléia I, II e III. Implementação de políticas e práticas de gestão de risco. Sistema de risco BM&FBOVESPA – Risco de Contraparte Central. Riscos socioambientais e de governança corporativa.

Formação no Mercado de Ações com Análise Técnica

  • Carga horária: 72 horas
  • Local: São Paulo
  • Público-alvo: Investidores e profissionais iniciantes no mercado financeiro em áreas como Tesouraria, Back/Middle Office, Riscos, TI e gestão de recursos com interesse em desenvolver o conhecimento no mercado de ações e análise técnica.

Programa do Curso

Módulo 1 – Mercado de Ações (24h): Visão geral do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e os principais agentes. O Mercado de Ações – conceito, estrutura e principais características. Introdução às operações a Termo, Aluguel de ações e Exchange Trade Fund (ETF). Clubes de Investimento. Operações de day trade. Tributação no Mercado de Ações. 

Módulo 2 – Análise Técnica I (24h):  Introdução à finanças comportamentais e à análise técnica no Brasil. Tipos de gráfico: Linha, Barras, Pizza, Candle. As teorias de análise gráfica: Charles Dow, Joseph Granville e Ralph Elliott. Os indicadores de mercado: Dow Jones, Ibovespa e Nasdaq. Como se formam as tendências de alta e baixa. Como seguir as tendências: o impacto das notícias e fatos relevantes. Os pontos de compra e venda, sinalizados nas reversões de tendência. Suporte e Resistência, Canais e Retorno. Figuras da análise técnica. Áreas de Acumulação (mercado comprando) e Distribuição (mercado vendedor). Índice de Força Relativa (mercado oversold e overbought). Onde não comprar e onde não vender. Médias Móveis. MACD (Moving Average Convergence & Divergence) e candlestick. Timing da operação e investimento de curto e longo prazo. Ilustrações práticas: análises das grandes crises do mercado. 

Módulo 3 – Análise Técnica II (24h): Características das estratégias operacionais no mercado brasileiro. Estruturação de operações com Aluguel de Ações – BTC e Exchange Traded Fund – ETF. Características das operações de arbitragem. Plataforma eletrônica de decisão – funcionamento do sistema de análise técnica parceiro. A Teoria das Ondas de Elliott – Psicologia das massas. Fibonacci – Razão Áurea. Personalidade das Ondas. Construção de uma Carteira. Negociações – Mercado a Vista e Mercado Futuro. Negociações – Arbitragens com gráficos. Analise Crítica da Carteira. Assuntos e rotina de traders.

Formação no Mercado de Ações com Análise Fundamentalista

  • Carga horária: 60 horas
  • Local: São Paulo
  • Público-alvo: Investidores e profissionais iniciantes no mercado financeiro em áreas como Tesouraria, Back/Middle office, Riscos, TI e gestão de recursos com interesse em desenvolver o conhecimento no mercado de ações e análise fundamentalista.

Programa do Curso

Módulo 1 – Mercado de Ações (24h): Visão geral do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e os principais agentes. O mercado de ações – conceito, estrutura e principais características. Introdução às operações a termo, Aluguel de ações e Exchange Trade Fund  (ETF). Clubes de Investimento. Operações de day trade. Tributação no mercado de ações. 

Módulo 2 – Análise Fundamentalista I (18h): Análises dos principais indicadores financeiros: Liquidez, Endividamento, Rentabilidade e Capital de Giro. Risco e precificação de ações: conceito de risco e suas formas de medida. Desconto de fluxo de caixa para a precificação de ações. Taxa de crescimento da empresa com base na retenção de dividendos e no ROE. Modelo de Gordon e Dividend Discount Model (DDM). 

Módulo 3 – Análise Fundamentalista II (18h): Indicadores de rentabilidade e o valuation das empresas. Estrutura de capital e geração de Valor. Mitos do valuation e fatores que afetam as empresas. Múltiplos de valor e métodos de precificação relativa. Precificação de IPOs e o valuation das ofertas. Estudos da estrutura do fluxo de caixa livre das empresas. Modelo de valuation pelo desconto do fluxo de caixa livre da firma.

Formação de Profissionais no Mercado Financeiro

  • Carga horária: 63 horas
  • Local: São Paulo
  • Público-alvo: Investidores e profissionais iniciantes no mercado financeiro em áreas como Tesouraria, Back/Middle Office, Riscos, TI e gestão de recursos com interesse em desenvolver o conhecimento no mercado financeiro.

Programa do Curso

BM&FBOVESPA e a estrutura do mercado de capitais. Matemática financeira e as taxas de juros. Fundamentos macroeconômicos. Produtos de renda fixa. Finanças corporativas e o mercado de ações. Introdução à análise fundamentalista. Introdução à análise técnica. Introdução aos mercados a termo e futuro. Introdução ao mercado de opção. Derivativos na BM&FBOVESPA. Estratégias financeiras com derivativos. Introdução à gestão de risco. Diversificação e gestão de riscos de mercado. Operações e estratégias: aspectos operacionais.

Mercado de Renda Fixa Avançado

  • Carga horária: 48 horas
  • Local: São Paulo
  • Público-alvo: Profissionais que atuam em áreas relacionadas ao mercado de renda fixa tais como produtos financeiros, Middle e Back office de tesouraria, estruturação de operações, gestão de carteiras e riscos além de investidores pessoas físicas.

Programa do Curso

Motivação para a gestão de carteira de títulos de RF Nacionais e Internacionais. Conceitos de programação VBA. Trabalhando com variáveis e Arrays. Criando funções de precificação de fluxos de caixas diversos. Estrutura a termo da taxa de juros. Sensitividade da taxa de juros e imunização. Precificação de títulos de RF Internacional. Gestão de risco. Gestão de carteiras de renda fixa.

Formação de Profissionais em Mercados Derivativos

  • Carga horária: 141 horas
  • Local: São Paulo
  • Público-alvo: Profissionais do mercado financeiro que desejam operar nos mercados derivativos, definir políticas de hedge em empresas financeiras e não financeiras e estratégias de investimentos.

Programa do Curso

Características e dinâmica de negociação dos mercados derivativos. Derivativos de commodities na BM&FBOVESPA e em outras bolsas. Índice de ações e mercado futuro de Ibovespa e do S&P500. Estrutura da taxa de juros a termo e as técnicas de interpolação. Mercado futuro e a termo de câmbio. Mercado futuro: DI, DDI e FRA. Mercado de treasuries e Títulos da dívida externa. Mercado de opções. Estratégias operacionais com opções. Mercado de swaps. Derivativos de crédito. Introdução aos produtos exóticos. Estratégias operacionais com derivativos. Práticas operacionais de hedge e de investimento. Tributação de derivativos. O mercado de investimentos responsáveis. Métricas de sustentabilidade para a decisão de investimentos.

Formação no Mercado de Renda Fixa

  • Carga horária: 57 horas
  • Local: São Paulo
  • Público-alvo: Profissionais que atuam em áreas relacionadas ao mercado de renda fixa tais como produtos financeiros, Middle e Back office de tesouraria, estruturação de operações e riscos além de investidores pessoas físicas.

Programa do Curso

Módulo I: Introdução ao Mercado de Renda Fixa (27 horas): O Sistema Financeiro Nacional e o mercado de renda fixa. O papel do Banco Central e do Copom e do Tesouro Nacional. Principais indicadores financeiros e fontes de informações. Características dos títulos de renda fixa. Montagem dos fluxos e contagem dos prazos. Rentabilidade e negociação de títulos. Características das taxas de juro no Brasil. Estrutura da curva da taxa de juro. Títulos públicos, privados e do agronegócio. Apreçamento, negociação, liquidação e custódia. Principais normas, regulamentação e tributação.

Módulo II: Mercado de Renda Fixa Intermediário (30 horas): Mercado futuro de DI da BM&FBOVESPA. Estrutura a termo da taxa de juro e o mercado de renda fixa. Estimação e técnicas de interpolação. Duration, convexidade e Imunização de títulos de renda fixa. Sensitividade da taxa de juro. Estratégias de negociação com títulos de renda fixa. Gestão da carteira de renda fixa.