Envie seu artigo 2018-02-09T12:48:10+00:00

Com o objetivo de atrair e publicar artigos que contribuam com o conhecimento aplicado, a Resenha B3 irá selecionar e premiar o melhor artigo publicado em suas edições ao longo de dois anos.

Com a certeza que o sucesso deste projeto reside na participação de todos, convidamos você, interessado em participar desta iniciativa, a submeter o seu trabalho para a Resenha B3.

Temas elegíveis para submissão dos artigos:

  • apreçamento de ativos;
  • commodities, produtos financeiros e do mercado de capitais;
  • contabilidade e tributação;
  • econometria e métodos numéricos;
  • gestão de portfólios;
  • gestão de risco financeiro (crédito, mercado, liquidez, operacional);
  • regulação, supervisão, governança corporativa;
  • risco sistêmico e risco de contraparte;
  • trading

Somente serão aceitas submissões enviadas para o e-mail resenhab3@b3.com.br e que se enquadrem dentro dos temas mencionados a cima.

Todos os artigos publicados na Resenha B3 ao longo do ano editorial estarão automaticamente inscritos no Prêmio Melhor Artigo Resenha B3.

 

FORMATAÇÃO

O artigo deverá ter uma página adicional no início que deverá conter apenas: identificação e título do artigo; resumo e as palavras-chave. Os trabalhos não devem conter agradecimentos.

Papel: A-4 (29,7 x 21 cm).

Orientação do papel: retrato

Margens: superior: 3cm; inferior: 2cm; direita: 2cm; esquerda: 3cm.

Fonte: Times New Roman, tamanho 10.

Espaçamento entre linhas: simples (incluindo títulos, resumo, abstract, texto, citações e referências).

Parágrafos: alinhamento justificado.

Tamanho: entre 15 e 20 páginas, incluindo resumos, palavras-chave, tabelas, ilustrações, quadros, notas, apêndices e referências bibliográficas.

Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito.

Formato:  Microsoft Word (.doc)

Idioma:  português ou inglês.

  1. Estrutura do artigo:

O texto (o qual conterá o corpo do texto e será submetido no arquivo principal) deve ter o seguinte formato:

Título do artigo os artigos devem conter o título em português; somente a primeira palavra e os nomes próprios deverão iniciar com letra maiúscula. Artigos escritos em inglês devem apresentar tradução para o português.

Resumo: deve conter no máximo 250 palavras e apresentar o objetivo, a abordagem, a metodologia, os resultados e as conclusões em um único parágrafo no idioma correspondente, seguindo a mesma ordem de idiomas dos títulos.

Palavras-chave: no mínimo 3 e no máximo 5, iniciadas por letra maiúscula, separadas por ponto, no idioma correspondente.

Corpo do texto – iniciar logo após a apresentação dos itens acima, sem inserção de nova página a cada subtítulo. Pode ser redigido na primeira pessoa do singular ou na forma impessoal; e artigo com mais de um autor pode ser redigido na primeira pessoa do plural ou na forma impessoal.

Referências ABNT NBR 6023/2002 e NBR 10520/2002.

 Elementos textuais

Os títulos das seções e subseções devem estar em negrito, sem numeração, e com todas as palavras completamente redigidas em caixa alta.

Exemplo: DERIVATIVOS DE BALCÃO NA AMÉRICA LATINA

Notas de rodapé e nota de fim

Devem ser situadas no rodapé e numeradas sequencialmente ao longo do corpo do texto, mas o autor deve evitar ao máximo utilizá-las. É permitido o uso de nota de fim, mas também orientamos evita-las.

Grifos

Aspas: utilizadas apenas para metáforas, transcrições e citações, para realçar palavras ou expressões ou identificar o seu significado no texto.

 Aspas simples: utilizadas para isolar material que, na fonte original, estava entre aspas duplas.

Colchetes: são utilizados para isolar material dentro de parênteses e texto inserido em uma citação por outro que não o autor original.

Negrito: somente para títulos de capítulos, tópicos, tabelas/gráficos e para destacar palavras.

 Sublinhado: não deve ser utilizado para destacar palavras ou frases.

 Itálico: somente para palavras estrangeiras, títulos de livros, jornais, artigos, teses etc. quando apresentados no corpo do texto.

 

Siglas

Quando aparece pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla entre parênteses. As demais apresentações da sigla no texto não demandam a forma completa e, sim, apenas a abreviação.

Transcrição textual de parte da obra

 Utilizar entre aspas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Não é recomendado o uso de citações com mais de três linhas.

NORMAS PARA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Todas as obras e todos autores citados texto devem ser informados na lista de referências bibliográficas (utilizar este termo completo). Não incluir obras nem autores que não estiverem citados. As referências devem estar no final do artigo, listadas em ordem alfabética e, quando houver repetição de um autor, o ordenamento da obra deverá ser pelo ano de publicação da obra mais antiga (conforme NBR 6023/2002).

Na padronização da Resenha B3 o SOBRENOME do autor deverá estar em letra maiúscula, separado por vírgula das iniciais pospostas e abreviadas do prenome; os itens de destaque ficam em negrito (nome de periódicos, título de livros, anais etc.; não utilizar itálico para destaques).

Exemplos na lista de referências:

GRAMSCI, A. Concepção dialética da História. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (Brasil). Educação básica e formação profissional. Salvador, 1993.

Exemplos de múltiplos autores:

PETERSON, L. et al. Improvement in quantity and quality of prevention measurement of toddler injuries and parental interventions. Behavior Therapy, New York, v. 33, n. 2, 2002. 271-297 p.

MOSQUET, X.; BLAXILL, M. Organizing a global company. In: STERN, C.; STALK, G. (Orgs.). Perspectives on strategy. New York: John Wiley, 1996.

SILVA., E. B. ( Coord.). Educação: escola e trabalho. São Paulo: Pioneira, 1984.

ABO, T. (Ed.). Hybrid factory: the japanese production system in the United States. Oxford: Oxford University Press, 1994.

 

NORMAS PARA ILUSTRAÇÕES

As figuras, tabelas ou quadros devem ser apresentados no próprio corpo do texto do artigo, próximo do local onde foram mencionados. Deve ter título em caixa alta e baixa (somente a primeira palavra em maiúscula), não deve conter numeração e ser entregue também em arquivo separado editável (preferencialmente, em Excel ou Power Point) para facilitar a diagramação.

 Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), o título deve aparecer na parte superior da imagem. As referências da figura, se houver, devem estar abaixo dela.

REGULAMENTO DO PRÊMIO MELHOR ARTIGO RESENHA DA BOLSA

 Art. 1º – A BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros concederá, nos termos deste Regulamento, um prêmio para o melhor artigo Publicado na Resenha da Bolsa ao longo de dois anos editoriais.

§ 1° – O prêmio tem caráter exclusivamente cultural, conforme previsto no inciso II do art. 3º da Lei nº 5.768/71 e no art. 30 do Decreto-Lei nº 70.951/72, não estando prevista nenhuma modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço promovido pela BM&FBOVESPA.

§ 2° – Todos os artigos publicados ao longo de dois anos editoriais estarão automaticamente inscritos no prêmio, sendo que ao ter o seu artigo publicado na Resenha, os candidatos automaticamente aderem a este Regulamento e indicam sua concordância expressa com todos os seus termos.

Art. 2º – Serão premiados, nos termos deste Regulamento, o melhor artigo da seguinte forma:

 I – Um prêmio de R$ 20.000,00 (vinte mil Reais);

II – Almoço com os membros do conselho editorial da Resenha da Bolsa;

III – Convite para participação do Congresso Internacional dos Mercados Financeiro e de Capitais, com direito a 1 acompanhante, transporte e estadia, realizado pela BM&FBOVESPA.

§ 1° – Caso o artigo vencedor tenha sido escrito por mais de um autor, os itens II e III acima se estendem a todos os autores.

§ 2° – Caso haja mais de um autor para o mesmo artigo científico premiado, o valor referente ao prêmio, expresso no item I do Art. 2º, será dividido em partes iguais entre eles.

 § 3° – Os valores das respectivas premiações estão sujeitos à incidência, dedução e retenção de impostos, conforme legislação em vigor, por ocasião da data de pagamento dos prêmios.

 Art. 3º – A escolha do trabalho premiado será feita pelo Conselho Editorial da Resenha da Bolsa.

 § 1º – Os critérios de avaliação serão estabelecidos pela Comissão Julgadora.

 § 2º – As decisões da Comissão Julgadora não serão suscetíveis de ressarcimento, indenização reparação, recursos ou impugnações, de qualquer espécie, a qualquer título.

 Art. 4 º – A BM&FBOVESPA se reserva o direito de alterar, a cada premiação, o valor do prêmio de acordo com o seu livre entendimento.

Envie seu artigo para resenhab3@b3.com.br